Cursos de Extensão | COPPE-Q

Cursos de Extensão


SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG)

Justificativa:
A relevância do curso é mostrar aos alunos, dentro do estado da arte em gestão, que é possível melhorar a organização do trabalho entender o ciclo das atividades dentro de uma cadeia de valor da instituição, valorizando as suas atividades como agente da cadeia (cliente interno) que inicia com o fornecedor qualificado e termina com a satisfação do cliente final (externo), dando uma visão sistêmica da instituição. Ou seja, entender que o produto final passa por uma cadeia de cliente interno (pessoas) até chegar ao cliente final, recebendo o feedback a partir da avaliação das partes interessadas (alunos, professores, funcionários, terceirizados, órgãos de fomento, parceiros a sociedade, etc), realimentando o fluxo da cadeia de valor da instituição. E por sua vez, a instituição fazendo a sua parte, implementa as melhorias a partir das suas sugestões e avaliações.

Assim a instituição entra no ciclo de melhoria contínua sugeridas pelas partes interessadas e orientada pelos requisitos das Normas ISOs. Ou seja, sensibilizar as partes interessadas, do quanto a gestão da qualidade (ISO 9001) pode incentivar aos parceiros a investir na instituição e fidelizar e atrair mais clientes com os melhores produtos e serviços.

Quanto aos programas de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade, é uma oportunidade de mostrar à sociedade os esforços do governo para melhorar a gestão publica ao adequar a gestão publica aos critérios de excelência e participar do processo de melhoria da gestão a partir da candidatura voluntária das instituições publicas no programa e assim colocar o país em nível de competitividade internacional.

O curso habilitará o aluno a ter uma visão sistêmica (toda organização), entendendo as rotinas de trabalho e suas interligações, identificar os gargalos de gestão a partir das analises criticas dos sistemas, capacitando-os a implantar, manter e/ou auditar um sistema de gestão, segundo os requisitos de qualidade das Normas serie ISO 9000. Ou seja, ao final do curso, para fazer jus ao certificado de conclusão, o aluno necessita participar de pelo menos uma auditoria interna, da elaboração da documentação de um sistema de gestão, ter sua instalação de lotação auditada.

O aluno para ser aprovado precisa participar das auditorias internas que serão realizadas na ultima semana do curso e a instalação do aluno deve, obrigatoriamente, receber a certificação Self Audit, mínimo categoria “Bronze”.

Hoje recebemos alunos da UFRJ e de outras instituições públicas, como: IFRJ, UFRRJ, Policia Militar, Exercito, Marinha, etc.


RESULTADO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO

CURSO SGQ

Curso SGQ.pdf




GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE NO TRABALHO (SMS) E GESTÃO DE LABORATÓRIO DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO

A relevância do curso é mostrar aos alunos que é possível melhorar os processos do trabalho de modo evitar os riscos e perigos eminentes na instituição. E por sua vez, a instituição deve fazer a sua parte, investir nas melhorias a partir das sugestões e avaliações contínuas dos eminentes riscos. Quanto ao meio ambiente, gerenciar os resíduos descartados dos processos de trabalho para mitigar aspectos e impactos.

O curso visa, também , sensibilizar o aluno de como a gestão dos requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração (ISO 17025) pode ajudar os laboratórios a conseguir a sua acreditação junto ao INMETRO Como a gestão ambiental (ISO 14001) pode auxiliar a instituição a participar dos programas ambientais, como contribuir com a meta do governo no compromisso assinado “o futuro que queremos”, na Rio + 20, com as diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P), do Ministério do Meio Ambiente? Como a gestão de segurança e saúde no trabalho (OHSAS 18001) pode sensibilizar a instituição a investir na prevenção de acidentes, melhorando as condições de trabalho e a mão de obra por sua vez pode evitar acidentes, e reduzindo assim o afastamento do trabalho etc.

O aluno para ser aprovado precisa participar das auditorias internas que serão realizadas na ultima semana do curso e a instalação do aluno deve, obrigatoriamente, receber a certificação Self Audit, mínimo categoria “Bronze”.

Hoje recebemos alunos da UFRJ e de outras instituições públicas, como UFRRJ e IFRJ.


RESULTADO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO

CURSO SMS

Curso SMS.pdf